Oficinas

OFICINAS E ATIVIDADES
ABRAÇÃO EM AÇÃO

A pesquisa do grupo se funda no treinamento do ator, baseado no teatro antropológico, na técnica da linguagem da mímica contemporânea e nas investigações musicais e sonoras, motivados pelo aprendizado contínuo e o aprofundamento nas pesquisas cênicas, que terá uma dinâmica diária de oficinas de treinamento, idealizada em 4 modalidades: mímica, teatro físico antropológico, preparação vocal/canto e instrumentalização musical, além de 01 grupo de estudos.

A metodologia principal adotada será o Treinamento do Ator para a Pesquisa e a formação Permanente, absorvendo técnicas sedimentadas e buscando a partir da própria experiência, com o uso do corpo como ferramenta basilar. Isto se materializa através de oficinas diárias e é essencial para a manutenção de um trabalho sólido e a possibilidade de aprofundamento técnico e do pensamento reflexivo, em ação, sobre a sociedade e a contemporaneidade.

As oficinas serão ministradas entre segunda à quinta, das 10 h até às 12 h.

Oficinas de instrumentalização vocal: Espaço profundamente importante para o processo, esta oficina servirá como possibilidade direta de articulação corpo/música/dramaturgia, proporcionando a musicalização dos corpos, através das infinitas possibilidades vocais e de cada indivíduo.


Oficinas de instrumentalização musical: Nelas estudaremos e pesquisaremos as possibilidades sonoras das situações propostas por temas cênicos, produzidos e executadas pelos próprios atores/criadores. Minimamente, ter contato com instrumentos musicais percussivos, rítmicos, melódicos e harmônicos.


Oficinas de mímica: A técnica corporal da mímica contemporânea, como instrumento de linguagem estético. Difere da pantomima clássica. Aqui são estudados treinamentos de dissociação de partes do corpo, estados de isolamento, tensão e relaxamento de cada parte do corpo. Forças de oposição de energia. Transferência de peso, criação de imagens/ilusão, simetria e improvisos com ou sem palavras ou sonorizações.



Oficinas de Teatro Físico (Primigenia Teatral) e Criação Coreográfica:  visam instrumentalizar a corporeidade da equipe de intérpretes/criadores, ampliando seu repertório para a criação simbólica e refletindo em suas concepções filosóficas e técnicas. Esta atividade tem como finalidade proporcionar o vigor físico do elenco e foi concebida através de experiências do teatro antropológico de Eugênio Barba.

Comentários

Postagens mais visitadas